Vocês sabiam que Espanha é um país plurilingue?

Bandera Espanha
Marisete Sousa

Marisete Sousa

Vocês sabiam que Espanha é um país plurilingue?

Isso mesmo, está reconhecido no artigo 3 da Constituição Espanhola.
Assim, como no artigo 3 do Estatuto da Catalunha, no artigo 5 do estatuto da Galicia e no artigo 6 do Estatuto do País Basco.

O multilinguismo não serve apenas para reconhecer legalmente o caráter territórios multilíngues, mas tem como objetivo assegurar que cada um e todos os cidadãos são ou se sentem multilíngues; isto é, eles podem conhecer mais de um idioma ou valorizar a convivência com mais de uma língua. O fortalecimento de uma língua não tem que ir para em detrimento dos outros. Aprender uma língua não significa não aprender ou desaprender outra. A proximidade filológica de muitos dos idiomas com o espanhol facilita o conhecimento de mais de um deles.

Os estatutos de seis comunidades autônomas declararam oficiais, além do castelhano, o catalão, na Catalunha, as Ilhas Baleares e Valência, onde é chamado valenciano; o galego, na Galicia, e o basco ou Euskera, no País Basco e parte de Navarra. Os estatutos também reconheceram outras situações lingüísticas: o caso de Bable, no Principado das Astúrias; Aranese, no Vale de Aran, e Aragonês, em Aragão. Em todos eles, o valor deste patrimônio linguístico e a necessidade de promovê-lo e protegê-lo é evidente.

Compartilhe este post

Deixe um comentário